Esclarecendo dúvidas: meu aparelho S40 corre o risco de ser infectado por um vírus?


Tem dúvidas quanto a entrada de vírus em seu aparelho S40? Pois saiba que este post foi especialmente criado para esclarecer todas as suas dúvidas, com base em informações contidas no fórum da Nokia.

Primeiramente devemos saber...

O que é um vírus?
Os vírus são pequenos programas de software que são projetados para se espalhar de um computador para outro e para interferir com o funcionamento do computador ou aparelho celular, que é o caso do Android e iOS.

Meu aparelho S40 corre o risco de ser infectado por esses tais vírus?
Não, quanto a isso você não deve se preocupar. Os aparellhos S40 só podem executar aplicativos Java, os aplicativos Java só podem ser instalados e executados em seu próprio aparelho. Nenhum programa pode entrar em seu telefone sem o seu consentimento, e é quase impossível que quaisquer vírus fizesse alguma alteração em seu sistema operacional.

É possível que um vírus do meu PC entre em meu S40?
Também não, pois o seu PC tem um sistema operacional totalmente diferente do seu Nokia, e nenhum programa seja ele legítimo ou malicioso que é projetado para rodar em um computador iria trabalhar em um S40.

Alguém pode ter acesso aos arquivos multimídia do meu S40 através do Bluetooth?
Sim, seu aparelho corre este risco, mas seus arquivos só serão expostos a terceiros se você aceitar. Quando alguém estiver prestes a acessar seus arquivos e o seu Bluetooth estiver ligado, seu telefone mostrará uma mensagem lhe perguntando se você aceita que está pessoa acesse seus dados, então é só selecionar "Não" e ninguém irá acessar seu diretório de arquivos.

Existe alguma forma para eu proteger os arquivos do meu S40?
Sim, basta deixar seu aparelho em modo de bloqueio de teclado automático e colocar uma senha de desbloqueio. Assim, seu aparelho pedirá uma senha para ser desbloqueado.

+Mais
Quando possível, faça um escaneamento com a por meio de um Anti-Vírus em seu cartão de memória, utilizando um PC, pois como dito nos comentários abaixo, o aparelho em si não corre nenhum risco, mas o cartão microSD, sim.

Gostou? Conhece outras formas de manter seu Nokia seguro? Comente...

Comentários

  1. Interessante. Uma vez, os arquivos do meu cartão de memória começaram a sumir do nada e, na pasta em que eu deixava os aplicativos, começaram a surgir centenas de arquivos, alguns com tamanho de 6GB (sendo que o meu cartão era de 4GB) , e eu jurava que era por causa de um vírus. Foi ruim demais, porque todos os meus arquivos sumiram, mais de 350 músicas, fotos de viagens, vídeos, etc. O que pode ter sido?

    ResponderExcluir
  2. O aparelho em si não pega, mais o cartão de memoria um dia eu escaneie com o avast e o resultado o tal de Trojan-sms que cadastrar o usuario em programas de mensagens sem o conhecimento da pessoa e gastar os creditos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, você declara estar ciente da nossa Política de Comentários.